Ex: Aj Styles, CM Punk, WWE, All Elite Wrestling e etc...

AAA vs. CMLL: Qual é a melhor empresa mexicana?

Como nós já bem sabemos, o pro-wrestling é algo que está impregnado na cultura mexicana e isso se deve a um processo que ocorre desde o início da chegada do esporte no país, onde recebeu o nome que nós carinhosamente amamos, sendo esse a famosa “Lucha Libre”.

Mas uma pergunta que talvez já tenha passado pela cabeça de vocês é: Qual a melhor empresa mexicana ? Mesmo tendo algumas empresas em seu território, duas são as mais conhecidas de longe e hoje nós iremos discutir sobre qual é a maior. Sem mais delongas, vamos ao artigo:

A CMLL, ou Consejo Mundial de Lucha Libre, foi a primeira de lucha libre oficial do México e seu primeiro nome foi Empresa Mexicana de Lucha Libre. A empresa foi originalmente criada por um cara chamado Salvador Lutteroth em 1933, logo, a empresa hoje em dia tem 87 anos, sendo uma das empresas mais velhas desse tipo de esporte no planeta.

A CMLL se tornou um marco tão grande que até outras empresas passaram a existir graças aos antigos bookers e lutadores da empresa, sendo alguns exemplos como a Universal Wrestling Association (UWA) que já encerrou suas atividades e a própria Asistencia Asesoría y Administración (AAA), que é a maior rival da CMLL hoje em dia.

Por ser uma empresa com uma história tão rica e tão antiga, a mesma também possui alguns dos títulos mais antigos e alguns dos eventos mais antigos, como o próprio CMLL World Heabyweight Championship e o CMLL Anniversary. A empresa possui hoje 13 títulos principais (sendo 3 provenientes de sua parceria com a NWA), 9 títulos secundários e 6 títulos da CMLL de Guadalajara, somando assim 28 títulos, o que é uma média bem extrema mas que é comum na lucha libre.

Por outro lado, como já dito ali em cima, a AAA veio de antigos funcionários da CMLL, que no caso, foram Antonio Peña e Konnan. Os dois rapazes decidiram sair da CMLL e acabaram levando alguns jovens talentos com eles, formando a AAA no ano de 1992.

Como eu espero que vocês já tenham percebido, a AAA é muito mais nova do que a CMLL, por isso mesmo é que é muito mais comum que as pessoas conheçam a CMLL quando falamos de história, afinal, ela tem vários anos a frente da concorrente nesse quesito.

Alguns dos eventos mais conhecidos da empresa são bem conhecidos por vocês também, exemplos: Triplemanía e Rey de Reyes. Assim como sua rival, a empresa tem muitas parceria internacionais mas o seu número de títulos é bem mais reduzido, sendo apenas 8 ativos no momento, o que faz com que todos os títulos consigam ter o destaque desejado e nenhum fique nas sombras como muitos da CMLL.

Qual é a melhor ?

Bom, pra decidir qual é a melhor das duas na minha opinião, eu usarei 4 conceitos básicos: história, storylines/shows, roster e estilo, logo, vocês podem usar o método que quiserem para declarar qual é a vencedora.

Impacto – Como eu já disse algumas vezes nos parágrafos acima, a CMLL veio antes da AAA e a última veio de antigos trabalhadores da CMLL. Em questão de fama e de impacto histórico no esporte, a CMLL tem um ponto a mais, porém, se formos considerar a fama atual no cenário estadunidense ou norte americano, a AAA consegue se sobressair um pouco por estar trazendo cada vez mais nomes famosos do esporte como Kenny Omega, algo que é e sempre foi uma característica do Konnan.

Storylines e Shows – Ambas produzem vários shows e isso é bem comum na lucha libre, porém, a maior diferença entre as duas empresas são as storylines. A CMLL raramente pensa em fazer storylines e isso dificulta um pouco as rivalidades e coisas do gênero, enquanto isso, a AAA tem muitas storylines mas poucas vezes as segue de modo coerente e como eu falarei daqui a pouco, o estilo das duas é muito baseado nisso aqui. Se você se importa com qualidade das lutas, ambas produzem coisas incríveis mas a CMLL é mais consistente, porém, caso você se importe mais com a qualidade das storylines, a AAA é a sua empresa certa já que a CMLL raramente as produze.

Roster – Antes de citar as estrelas, é bem importante ressaltar que graças a fama no cenário estadunidense citada acima, os lutadores da AAA estão sendo mais reconhecidos mundialmente, porém, o roster dos dois é bem parelho e as estrelas das duas empresas são bem equivalentes. Na AAA, podemos citar: Drago, Fénix, Pentágon Jr, LA Park, Laredo Kid, El Hijo del Vikingo e etc. Já na CMLL, temos: Bárbaro Cavernario, Carístico, Volador Jr, Místico, El Terrible, Titán e etc. Dois rosters bons e que tem talentos impressionantemente bons, logo, é quase um empate técnico.

Estilo – Se analisarmos shows completos das duas empresas, vamos ver que ambas produzem bons main events e o undercard da AAA tem algumas estrelas talentosas a mais e por isso esses combates acabam ficando muito bons. A CMLL é uma empresa que não se relaciona muito com violência, por isso é muito raro você ver uma luta de estipulação nela e isso se deve ao fato dela ser uma empresa de lucha libre totalmente tradicional, enquanto isso, a AAA é uma empresa muito parecida com as estadunidenses e japonesas, logo, eles usam e abusam de lutas estipuladas, o que ao meu ver deixa os shows mais interessantes e gostosos de se assistir porque não é sempre aquela mesma coisa normal das lutas.

As duas empresas são bem parelhas e a escolha da melhor vai sempre ser uma questão de afinidade, o que é o meu caso já que eu acho a CMLL como sendo a melhor, já que ao meu ver ela ganha no quesito histórico e tem shows mais consistentes que a rival. Ambas produzem coisas muito boas para o esporte e fica até difícil escolher qual é a melhor se formos analisar todos os aspectos possíveis, incluindo até mesmo as lendas que já passaram por ambas.

E vocês, qual vocês acham que é a melhor e por que ? Até mais!

Contato | Politica de Privacidade | Sobre nós | Equipe | Anuncie
Copyright (c) 2010-2021 Wrestling Noticias - Todos direitos reservados