Após lutar pela última vez em janeiro de 2014, CM Punk retornou aos ringues no dia 5 de setembro de 2021, tendo estreado pela All Elite Wrestling pouco menos de duas semanas antes do evento. De lá pra cá, Punk participou de diversas coisas na AEW: Foi AEW World Champion 2 vezes, protagonizou eventos, sofreu lesões e participou de brigas que deram o que falar. Agora que já saiu da AEW, devemos nos perguntar: Punk fez bem ou mal para a AEW?
Citarei aqui 3 pontos onde eu acho que Punk ajudou a AEW e 3 pontos onde eu acho que ele tenha prejudicado a empresa. Gosto do Punk mas também não irei passar pano para o que ele fez, então não esperem que eu fique babando nos pontos positivos. Sem mais delongas, bora lá:
Ponto positivo – Fama
É inevitável dizer que CM Punk trouxe muitas visualizações para a AEW. Desde seu surgimento oficial em 2019, a empresa teve um crescimento exponencial que conseguiu atrair diversos nomes grandes (Kenny Omega, Chris Jericho, Jon Moxley, Sting, etc), atravessar uma forte pandemia global e ainda assim continuar indo muito bem. Mas, convenhamos, trazer CM Punk de volta à indústria depois de 7 anos é algo que trouxe uma fama ABSURDA para a empresa, mesmo que ela já fosse vista como uma empresa forte.
Os clipes da estreia de Punk naquele episódio do Rampage bombaram em todas as plataformas digitais e seu retorno à indústria conseguiu trazer de volta vários fãs que não estavam mais acompanhando ao produto nos últimos anos. Punk é o famoso “Draw” e beneficiou muito a AEW com isso, mesmo nem tudo tenham sido flores.
Ponto negativo – Brigas
Primeiro de tudo, eu gostaria de lembrar vocês que o Punk teve brigas em todas as empresas pelas quais ele passou, então a AEW não foi a única sortuda a passar por isso, ok? No entanto, talvez tenha sido a fase da carreira dele onde as maiores brigas aconteceram. Podemos citar algumas grandes, como: Sua briga com a Elite no famoso “Brawl Out”, sua inimizade com Adam Page, seus comentários sobre Jon Moxley e Chris Jericho no Instagram, e sua briga com Jack Perry que culminou em sua demissão da empresa.
Então quer dizer que a briga com o Perry foi a causa da demissão ? Não, não foi, a demissão do Punk foi um acúmulo de brigas durante a jornada que culminaram em sua demissão. E se voltarmos no ponto de fama que Punk trouxe, ele também trouxe uma fama bem negativa com as brigas que esteve envolvido.
Ponto positivo – Rivalidade com MJF e os lutadores novos
Uma coisa que eu gostei bastante na passagem do Punk pela AEW foi como ele não ficou tendo rivalidades com lutadores já conhecidos, entende? Ele teve sim rivalidades com Jon Moxley e Samoa Joe, mas seus oponentes no geral foram caras da nova geração ou caras que nunca tiveram uma fama tão grande assim dentro da indústria. Ele fez seu retorno já trabalhando com Darby Allin em um confronto que parecia impossível se você comentasse sobre em 2019.
Além de Allin, ele teve lutas com Ricky Starks, Wardlow, Powerhouse Hobbs, Lee Moriarty e Daniel Garcia que são lutadores com um grande futuro pela frente, participou de uma ótima rivalidade com Eddie Kingston que nunca havia tido tanto destaque em sua carreira, e foi um dos principais responsáveis por dar à MJF a melhor rivalidade de sua promissora carreira.
Ponto negativo – Péssimos reinados como World Champion
Não tem o que falar, CM Punk é de longe o pior AEW World Champion que a AEW já teve, parte por culpa dele e parte por infelicidades que podem acontecer com qualquer um. Em seu primeiro reinado, Punk acabou se lesionando e não pôde ter um bom reinado como era esperado, tendo durado apenas 87 dias como campeão antes de deixar o cinturão vago. Moxley virou o campeão provisório, derrotou Punk para unificar os cinturões e perdeu para ele no All Out 2022.
O segundo reinado de Punk durou absolutamente 3 dias porque, nesse mesmo All Out, ele teve a briga com a Elite e foi suspenso pela empresa. Em seu mais recente retorno à empresa, ele voltou com essa coisa do “Real” World Champion e trouxe de volta o cinturão que nunca perdeu, mas não deu nem tempo de fazer muita coisa antes de ir embora.
Ponto positivo – Momentos memoráveis
A carreira de Punk na AEW é recheada de momentos memoráveis, sejam positivos ou não. Como aqui é o ponto positivo da lista, vamos falar sobre alguns momentos marcantes dele que vão ficar na história da empresa pra sempre: Sua estreia no Rampage que fez fãs chorarem de alegria no United Center em Chicago, sua guerra de promos com MJF e sua subsequente Dog Collar Match com o mesmo, seu retorno na estreia do Collision assumindo essa personalidade meio tweener e abraçando as vaias do público.
Quem não vai lembrar dele trazendo de volta a música “Miseria Cantare” com uma roupa que fazia referência à sua luta contra Raven ? Quem vai esquecer dele dizendo que MJF era só um Miz menos famoso ? O cara fez história em um relativo pouco tempo dentro da empresa, isso não dá pra negar.
Ponto negativo – Mais uma jornada que termina em briga
Como eu disse lá no começo, mais uma vez a passagem de CM Punk por uma empresa gera brigas nas quais ele esteve envolvido. A AEW infelizmente não passou ilesa e se juntou à WWE, ROH e TNA na lista de empresas onde Punk brigou com lutadores/comandantes ou teve inimizade com alguém. A partir do momento que a mesma pessoa briga tantas vezes com tanta gente diferente, é algo que já aparenta que vai dar errado.
A fama negativa que suas brigas com The Elite e Jack Perry trouxeram para a AEW foi muito danosa e colocou uma mancha não só na história da empresa, mas em sua própria carreira também (Se ele estava certo ou não aí são outros 500, nem vem). Não faço a menor ideia de qual será o futuro dele, mas o que ficou pra trás ficou bem prejudicado pelos momentos finais.
Não sei se Punk vai tentar um retorno para a WWE ou vai se aposentar de vez, mas a real é o que o cara foi no mínimo uma figura de destaque dentro da AEW. Vocês acham que acabou a carreira de vez ou ele ainda continua ? Comentem aí e até a próxima.