Top 5: Traditional Survivor Series Matches
Com a proximidade do Survivor Series, resolvi trazer um conteúdo relacionado aos combates tradicionais do evento, no caso, os combates de eliminação com vários membros em cada equipe (em algumas edições chegamos a ter 10 membros em cada time).
Algumas curiosidades interessantes de se destacar é que o Survivor Series passou por mudanças desde sua criação 1987. Até 1990, o show principal continha apenas os combates tradicionais. Em 1991 tivemos a primeira defesa de cinturão no evento, com Undertaker derrotando Hulk Hogan pelo WWF Championship. Dentro desse percurso soma-se ainda a criação do SmackDown em 1999; a primeira Elimination Chamber Match em 2002. A criação da marca azul torna-se responsável pelos combates entre marcas, colocando frente a frente o RAW e SmackDown, no entanto, o primeiro combate assim só foi realizado em 2005.
Para tal lista, levarei em consideração o maior número de astros presentes no combate e fatos memoráveis que ocorreram antes, durante ou depois do combate.
5. Team SmackDown (AJ Styles, Bray Wyatt, Dean Ambrose, Randy Orton, and Shane McMahon) vs. Team Raw (Braun Strowman, Chris Jericho, Kevin Owens, Roman Reigns, and Seth Rollins) – Survivor Series 2016
Um combate que realmente teve de tudo, começando com a presença de quase todos os títulos individuais (Apenas The Miz não estava no combate, pois defendeu o IC Title contra Sami Zayn), sendo eles Kevin Owens, AJ Styles e Roman Reigns.
Segundo, as rivalidades de cada marca imperavam no combate, Dean Ambrose e AJ Styles se odiando por causa do WWE Championship (O que nos levou a outro momento nostalgico, a união de Dean do SmackDown com Rollins e Reigns do RAW para um Triple Powerbomb em AJ). Terceiro: as interferecias foram cruciais para o combate, até mesmo a de James Ellsworth, responsável pela eliminação de Braun Strowman.
4. Team SmackDown (Roman Reigns, Braun Strowman, King Corbin, Mustafa Ali, and Shorty G) vs. Team Raw (Seth Rollins, Drew McIntyre, Kevin Owens, Randy Orton, and Ricochet) vs. Team NXT (Tommaso Ciampa, Damian Priest, Matt Riddle, Keith Lee, and Walter) – Survivor Series 2019
Pela primeira vez tivemos três marcas da WWE competindo entre si e se alguém teria alguma dúvida se este combate estaria aqui, as dúvidas terminaram.
A primeira participação do NXT, agora como terceira marca da WWE teria que estar neste ranking, apesar de eu ter algumas críticas (eliminação de WALTER é uma delas). Por outro momento devemos destacar a brilhante atuação de Keith Lee no combate. Claro que sabemos que isso serviu para promover o show do NXT na guerra contra a AEW, mas isso é assunto pra outro momento e apesar do NXT perder o principal combate da noite, a marca amarela da WWE conquistou quatro vitórias no show (Lio Rush, Roderick Strong, Shayna Baszler e o time feminino).
3. Team Cena (John Cena, Dolph Ziggler, Erick Rowan, Big Show and Ryback) vs. Team Authority (Seth Rollins, Kane, Luke Harper, Mark Henry and Rusev) – Survivor Series 2014
O contexto é simples: se a Authority perdesse, seriam removidos do poder dentro da WWE, e aqui tivemos altos e baixos.
Vemos Triple H usando todo o seu poder e colocando em prática todos os seus planos (Lembre-se da frase durante o heel turn de Rollins, onde HHH diz sempre ter um plano B, aqui no caso, seu plano B era o heel turn de Big Show). Tivemos ainda o maior momento de Dolph Ziggler na empresa, sendo responsável sozinho pela eliminação de Kane, Luke Harper e Seth Rollins e consequentemente o fim do combate, sendo o único sobrevivente.
E como a cereja do bolo, para coroar uma grande edição do Survivor Series, tivemos o tão sonhado debut de Sting. O que o levaria a um combate cheio de nostalgia na WrestleMania contra Triple H e um combate pelo título contra Seth Rollins.
2. Team Bischoff (Chris Jericho, Christian, Mark Henry, Randy Orton and Scott Steiner) vs. Team Austin (Booker T, Bubba Ray Dudley, D-Von Dudley, Rob Van Dam and Shawn Michaels) – Survivor Series 2003
Para contextualizar: Stone Cold estava com seu cargo de Co-GM do RAW em jogo neste combate e escolheu Shawn Michaels para ser o líder do seu time no ringue. Um grande detalhe é que o time de SCSA era o time face, enquanto o time de Bischoff fazia o papel dos heels. Este é um dos momentos que faz com que os fãs mais novos queiram voltar no tempo para reviver esses grandes momentos e apesar de não ter pego toda a carreira de tal lutador (e nem assistindo este combate ao vivo), posso colocar como um dos cinco melhores atuações já realizadas por Shawn Michaels.
O final é emocionante, cheio de expectativa e apesar de se notar um final já nítido, funcionou muito bem com quem foi trabalhado.
1.Team WWF (The Rock, Chris Jericho, The Undertaker, Kane and Big Show) vs. The Alliance (Stone Cold Steve Austin, Kurt Angle, Rob Van Dam, Booker T and Shane McMahon) – Survivor Series 2001
Em primeiro lugar é óbvio, retornamos ao ano de 2001 com um roteiro básico, mas ao mesmo tempo muito complexo: Winner Takes All Match. E mais do que 5 homens de cada lado, tivemos duas empresas gigantescas se chocando e uma família sendo dividida: De um lado Vince e Linda e do outro seus filhos, Shane e Stephanie. Aqui temos o contexto da “The Invasion” logo após a compra da WCW pela WWF. A Alliance era uma fusão entre WCW e ECW contra a WWF.
Dado em quantidade de astros presentes, creio que esse combate é o maior: De todos, apenas questiona-se a presença de Shane McMahon por nunca ter sido um lutador em tempo integral. Um combate cheio de reviravoltas, uma hora é uma traição de Jericho, noutro momento Kurt Angle.
Menções Honrosas
1.Shawn Michaels vs. Bret Hart – Survivor Series 1997
Por se tratar de uma menção honrosa, creio isso me permita abrir meu campo de observação para um dos momentos mais emblemáticos da história do wrestling. O Montreal Screwjob. (Mas se não permitir, comentem abaixo).
Resumidamente: O evento foi realizado no Canadá, terra natal do então campeão Bret Hart e local de sua última aparição antes de sua ida para a WCW. O combate torna-se polemico porque Vince ordenou que o arbitro Earl Hebner encerrasse o combate sem que Bret desse tap-out de um Sharpshooter (movimento de Bret) realizado por Shawn Michaels. (Se você entende inglês e quer conhecer mais sobre esse momento, eu recomendo que assistam o segundo episódio da primeira temporada da série “Darkside of the Ring“).
2. Shawn Michaels vs. Triple H, Chris Jericho , Kane , Booker T e Rob Van Dam – Elimination Chamber Match – Survivor Series 2002
Minha outra opção era CM Punk vs. John Cena vs. Ryback para poder destacar o nascimento da The Shield, mas optei por colocar o nascimento de um combate. Nesta edição do Survivor Series não tivemos um combate tradicional, mas aqui nasceu a Elimination Chamber Match.
Triple H e Shawn Michaels se enfrentando já promessa de algo bom, ainda mais quando estão em rivalidade. Soma-se ainda a presença outros quatro gigantes do wrestling. Vale a pena conferir.
Bom galera, lembrando que tudo aqui é opinião, então sintam-se livres para comentarem, e principalmente tecer críticas.