publicidade

CMLL reage à compra da AAA pela WWE e aposta em tradição como diferencial

CMLL reage à aquisição da AAA pela WWE mantendo sua tradição e contratos, apesar dos riscos de perda de talentos, apontam analistas.

CMLL reage à compra da AAA pela WWE e aposta em tradição como diferencial
Ler resumo da notíciaResumo da notícia
  • CMLL opta por manter sua abordagem tradicional e não alterar contratos de lutadores, mesmo com a WWE recrutando talentos mexicanos.
  • A parceria entre CMLL e AEW em junho pode atrair ofertas da WWE para lutadores que se destacarem no evento.
  • CMLL se posiciona como a "última verdadeira promoção de Lucha Libre", apostando na tradição e na autenticidade como diferencial competitivo.

Este resumo foi gerado por IA e pode conter erros.

A aquisição da AAA pela WWE repercute no México, e a principal rival, CMLL, supostamente manterá sua abordagem tradicional. Informações de Dave Meltzer e Ernesto Ocampo indicam que a CMLL não planeja grandes mudanças, mesmo com a WWE de olho em seus talentos, além dos já contratados da AAA.

Publicidade

Meltzer, citando Ocampo, da Superluchas, explicou que a CMLL não alterará os contratos de seus lutadores. Ambos analistas veem isso como um grande risco, deixando a empresa vulnerável à WWE. Eles relembram a saída de Stephanie Vaquer para a WWE após o Forbidden Door de 2024, pouco depois de receber uma oferta.

A CMLL e a AEW realizarão eventos conjuntos em meados de junho, incluindo uma edição do “AEW Dynamite” na Arena Mexico em 18 de junho. Meltzer acredita que a WWE observará atentamente este show, com o intuito de fazer propostas imediatas a talentos da CMLL que se destacarem durante a transmissão.

Publicidade

Apesar do crescimento recente, a CMLL teria engavetado planos de modernizar seu departamento de programação e desenvolvimento de narrativas após a compra da AAA. Segundo Ocampo, a empresa não mudará sua direção geral. Dave Meltzer alega que fontes no México afirmam que a CMLL está satisfeita com o negócio, vendo-se como a última verdadeira promoção de Lucha Libre.

Inicialmente, Ocampo relatou que a CMLL considerou competir com a AAA, que terá mais recursos financeiros. Contudo, a empresa agora acredita que os fãs mexicanos não verão a AAA como autêntica. Isso resultou no novo slogan da CMLL: “Lucha Libre Will Never Die”, que gerou entusiasmo interno.

Meltzer contesta a ideia da AAA ser tradicional, afirmando que ela é mais americanizada e influenciada por ECW e WCW, parceiras nos anos 90. Há um sentimento crescente de que a CMLL, sendo a mais antiga do mundo e culturalmente enraizada, com a Arena Mexico como atração turística, prosperará mantendo seus valores tradicionais.

Participe do nosso grupo no WhatsApp
Autor do artigo Patricki Chites
Tenho 26 anos e moro no Brasil. Sou fluente em inglês, jornalista e fã de wrestling há 15 anos. Fui responsável principal pela mudança do antigo House of Wrestling para Wrestling Notícias.