
Eric Bischoff fez uma previsão pessimista para o futuro da AEW, projetando uma queda contínua e acentuada nos números de audiência da empresa ao longo dos próximos três anos. A análise foi feita durante o episódio de 13 de setembro do seu podcast, 83 Weeks.
Segundo Bischoff, a audiência da AEW ainda não atingiu seu ponto mais baixo e sofrerá um novo impacto em breve. Em sua opinião, baseada no “nível atual de desgaste” da empresa, os números devem cair para perto de 425 mil telespectadores até esta mesma época do ano que vem.
A previsão para o longo prazo foi ainda mais dura. “Até o final do terceiro ano, eles provavelmente estarão dançando em torno de 300 a 350 [mil telespectadores]”, afirmou Bischoff.
Ele também criticou a tentativa de apresentar os números atuais de forma positiva, mirando especificamente em Dave Meltzer. “500 mil telespectadores no horário nobre não é nada para se gabar. Mesmo que você seja Dave Meltzer, você pode se transformar em um pretzel tentando fazer isso, mas você só parece um idiota — o que não é novidade para Dave.”
A discussão sobre o futuro da AEW foi motivada por reportagens sobre uma possível aquisição da Warner Bros. Discovery, atual parceira de transmissão da empresa, pela Paramount e Skydance. Essa movimentação corporativa gera incerteza, já que a TKO, empresa-mãe da concorrente WWE, possui uma relação estabelecida com a Paramount.
Apesar da previsão negativa, Bischoff argumentou que a situação da AEW pode não ser tão desesperadora quanto parece. Para ele, a empresa ainda tem valor para uma emissora por entregar um público consistente e ter um grande potencial como um conteúdo estável e de custo relativamente baixo.
“Ela entrega uma audiência relativamente consistente e tem um grande potencial. Então, não acho que seja tão sombrio para a AEW quanto pode parecer na superfície por causa do envolvimento da TKO”, ponderou ele.
No entanto, a previsão de Bischoff, combinada com a instabilidade no cenário da mídia, sugere que as redes de televisão podem passar a avaliar de forma mais rigorosa o retorno sobre o investimento que a programação da AEW, incluindo os shows Dynamite e Collision realmente oferece.