WWE

Fortnite resolve polêmica envolvendo John Cena no jogo

Fortnite removeu o emote 'Peaceful Hips', de John Cena, após a dança do personagem Peacemaker na TV ter sido ligada a um enredo com simbolismo nazista, pegando a empresa de surpresa.

Fortnite resolve polêmica envolvendo John Cena no jogo

O Fortnite desativou um emote controverso de John Cena, associado ao seu personagem Peacemaker, depois que a dança contida nele foi revelada como tendo conexões com simbolismo nazista na segunda temporada da série da DC. O problema é que nem mesmo a desenvolvedora do jogo, a Epic Games, parecia saber da natureza da coreografia.

A polêmica começou com a nova temporada de Peacemaker, que colocou o anti-herói em uma realidade alternativa onde a Alemanha Nazista venceu a Segunda Guerra Mundial. A icônica dança de abertura da série, que serviu de base para o emote chamado “Peaceful Hips” no Fortnite, foi sutilmente alterada para incluir movimentos que lembram uma suástica.

Assim que o episódio foi ao ar e revelou o contexto chocante, Fortnite agiu rápido para se distanciar da controvérsia. Em um comunicado no X, a empresa explicou a remoção do item.

“Estamos desativando o emote Peaceful Hips no Fortnite enquanto investigamos as intenções criativas de nosso parceiro neste emote de colaboração. Presumindo que ele não voltará, emitiremos reembolsos nos próximos dias. Desculpem, pessoal.”

O fato de a Epic Games, que tem uma parceria próxima com a DC Studios, ter sido pega de surpresa sugere que a desenvolvedora do jogo não foi informada sobre a reviravolta na história da série. A situação levou muitos fãs a apelidarem o emote de “Emote Nazista”.

A remoção, no entanto, gerou debates entre os jogadores. Alguns questionaram a decisão de Fortnite, apontando que a empresa já usou músicas de Kanye West, artista que fez vários comentários antissemitas publicamente e se identificou como um “nazista”.