O Fortnite desativou um emote controverso de John Cena, associado ao seu personagem Peacemaker, depois que a dança contida nele foi revelada como tendo conexões com simbolismo nazista na segunda temporada da série da DC. O problema é que nem mesmo a desenvolvedora do jogo, a Epic Games, parecia saber da natureza da coreografia.
A polêmica começou com a nova temporada de Peacemaker, que colocou o anti-herói em uma realidade alternativa onde a Alemanha Nazista venceu a Segunda Guerra Mundial. A icônica dança de abertura da série, que serviu de base para o emote chamado “Peaceful Hips” no Fortnite, foi sutilmente alterada para incluir movimentos que lembram uma suástica.
Assim que o episódio foi ao ar e revelou o contexto chocante, Fortnite agiu rápido para se distanciar da controvérsia. Em um comunicado no X, a empresa explicou a remoção do item.
“Estamos desativando o emote Peaceful Hips no Fortnite enquanto investigamos as intenções criativas de nosso parceiro neste emote de colaboração. Presumindo que ele não voltará, emitiremos reembolsos nos próximos dias. Desculpem, pessoal.”
O fato de a Epic Games, que tem uma parceria próxima com a DC Studios, ter sido pega de surpresa sugere que a desenvolvedora do jogo não foi informada sobre a reviravolta na história da série. A situação levou muitos fãs a apelidarem o emote de “Emote Nazista”.
A remoção, no entanto, gerou debates entre os jogadores. Alguns questionaram a decisão de Fortnite, apontando que a empresa já usou músicas de Kanye West, artista que fez vários comentários antissemitas publicamente e se identificou como um “nazista”.
DC Peacemaker 'Peaceful Hips' Emote will be disabled
— iFireMonkey (@iFireMonkey) September 28, 2025
"As we inquire into our partner's creative intentions in this collab emote. Assuming it's not coming back, we'll issue refunds in the next few days. Sorry folks." pic.twitter.com/gQ4oARbf6f