Na semana passada, em Atlanta, um homem foi preso depois de atirar fatalmente em oito pessoas em spas da região, sendo seis delas mulheres asiáticas. As autoridades de Atlanta disseram que o tiroteio “não parecia ter” motivação racial, mas a comunidade de Atlanta e as pessoas online ficaram indignadas com isso. Acredita-se que o número de ataques verbais e físicos a pessoas de ascendência asiática tenha aumentado dramaticamente com a chegada da pandemia de COVID-19.
O Stop AAPI Hate relata que houve 3.795 ataques com motivação racial contra os americanos asiáticos desde o início da pandemia (o que é provavelmente maior se os casos não relatados forem incluídos), enquanto o Fight COVID Racism relatou que houve 947 ataques no Canadá. Há quem atribua isso à origem do vírus e à linguagem inflamatória que algumas pessoas do governo adotaram sobre o assunto. Os recentes tiroteios e consequências fizeram com que #StopAsianHate voltasse a ser tendência nas mídias sociais, com muitas pessoas se manifestando contra o tiroteio e outros ataques contra asiáticos no ano passado.
Hikaru Shida comentou o assunto em um vídeo postado em seu canal no Youtube. Ela disse: “Olá a todos, aqui é Hikaru Shida, Campeã Mundial Feminina da AEW. Deixe-me dizer minha opinião sobre #StopAsianHate. Já faz quase um ano e meio desde que comecei a morar aqui. Nunca me senti discriminada, nunca. E não quero dizer que tenho sorte porque deveria ser normal para todos. Espero que as pessoas, não apenas asiáticas, mas em todo o mundo vivam vidas normais e iguais. Obrigado por assistir.”
Kevin Nash acrescentou em um post no Twitter: “A América é tão cheia de ódio. A violência sem sentido contra nossa comunidade asiático-americana, mais uma vez, mostrando como estamos quebrados. Vamos ser diligentes e proteger nossos irmãos e irmãs asiáticos.”
This website uses cookies.