WWE

John Cena não precisava ser derrotado antes do seu último combate na WWE

John Cena acumula derrotas em 2025 e esvazia simbolismo de sua despedida dos ringues

John Cena não precisava ser derrotado antes do seu último combate na WWE

Embora a WWE nunca tenha prometido que John Cena manteria uma sequência quase invicta em sua turnê de despedida, pelo menos até seu último combate, talvez essa fosse a decisão mais lógica.

Com a derrota para Dominik Mysterio no último sábado, no Survivor Series, Cena sofreu seu segundo revés em combates individuais em 2025, somado à humilhação diante de Brock Lesnar no Wrestlepalooza. Houve ainda uma terceira derrota — na verdade, a primeira do ano — no Money in the Bank, quando, ao lado de Logan Paul, acabou superado por Jey Uso e Cody Rhodes.

Em um ano de recordes, como a conquista do 17° título mundial na WrestleMania 41 e o Grand Slam, obtido ao derrotar Dominik no RAW em Boston, não vejo sentido nessas derrotas. Para mim, elas só fariam lógica em seu combate final.

Survivor Series at Petco Park on November 29, 2025 in San Diego, California. (Photo by WWE)

Ao contrário do que muitos afirmam, sugerindo que Cena teria a obrigação de impulsionar novos talentos em seu ano de despedida, acredito que seu último ato deveria destacar exclusivamente sua grandeza na história do pro-wrestling. Ou seja: um 2025 perfeito, sem derrotas, com talvez um único revés apenas na luta de despedida, em dezembro, passando a tocha para um lutador escolhido a dedo.

Após essas derrotas, embora a comoção certamente tomará conta do ringue em sua luta final — possivelmente contra Gunther, no Saturday Night’s Main Event, em 13 de dezembro — o combate perde parte de seu significado. Um possível título que poderia estar em jogo já pertence a outro campeão, e a invencibilidade também se foi.

Por mais que Cena seja muito maior e mais relevante do que Goldberg foi, a luta contra Gunther em dezembro deverá seguir moldes semelhantes. No caso de Goldberg, ao menos o World Heavyweight Championship estava em disputa.