NJPW aborda as polêmicas declarações de Kota Ibushi
No início de maio, Kota Ibushi foi às mídias sociais para expressar suas frustrações com a administração da NJPW. Nas mensagens (traduzidas por @golden_kuma), Ibushi ameaçou expor “a ex-arma dos trapaceiros (já devolvida) e os chefes assediadores, desde as mentiras…
No início de maio, Kota Ibushi foi às mídias sociais para expressar suas frustrações com a administração da NJPW.
Nas mensagens (traduzidas por @golden_kuma), Ibushi ameaçou expor “a ex-arma dos trapaceiros (já devolvida) e os chefes assediadores, desde as mentiras do presidente da empresa até seus abusos de poder irracionais”.
As mensagens de texto entre Ibushi e o membro de relações de talentos da NJPW, Kikuchi, revelaram que Kikuchi ameaçou encerrar o contrato de Ibushi com a NJPW devido a uma aparição em um show do Just Tap Out em 4 de março que não foi aprovada por Kikuchi. Ibushi acusou a administração de “assédio de poder” após ameaças de rescindir seu contrato.
Em uma coletiva de imprensa realizada pela NJPW, o presidente Takami Ohbari disse: “Gostaria de tirar um momento para explicar a série de eventos que levaram às postagens acima mencionadas na medida do nosso entendimento atual. Kota Ibushi é um lutador contratado exclusivamente para a New Japan Pro-Wrestling. Como tal, entende-se que, a fim de dedicar total atenção às lutas da NJPW e eventos associados, ele é obrigado a informar e receber permissão expressa da NJPW antes de aparições externas”.
“Em 4 de março, violando os termos de seu contrato, o Sr. Ibushi fez uma aparição auxiliando os lutadores em um evento Just Tap Out. O Oficial acima mencionado é responsável por contatar vários lutadores contratados pela New Japan Pro-Wrestling, mas também tem uma longa história pessoal com o Sr. Ibushi que se estende muito antes dele se tornar um talento contratado exclusivamente. O Oficial contatou o Sr. Ibushi acreditando que as ações do Sr. Ibushi em violação de seu contrato foram tomadas deliberadamente para persuadir a NJPW a rescindir seu acordo com ele. Percebendo isso como uma traição à confiança pessoal estabelecida ao longo de vários anos. Suas mensagens foram enviadas em um estado emocional como resultado”.
Ohbari disse que recebeu um relatório de que Ibushi tinha intenção de deixar a NJPW e entrou em contato com Ibushi em 31 de março para discutir o assunto.
“Depois de receber a explicação do Sr. Ibushi, eu o repreendi, lembrando-lhe que isso era uma violação de seu contrato com a New Japan Pro-Wrestling, bem como uma violação de acordos de licenciamento que mantemos com outras empresas. O Sr. Ibushi se desculpou sinceramente por suas ações. A penalidade do Sr. Ibushi por sua violação foi limitada a uma repreensão, pois, em audiência com o Sr. Ibushi, ficou claro que não havia intenção de violar os termos de seu contrato, nem ele acreditava que uma violação havia ocorrido porque ele não havia participado em uma luta”, disse.
Após os tweets de Ibushi sobre suas frustrações e sua mãe tentando suicídio, a NJPW realizou uma “reunião de contramedidas, incluindo pessoal jurídico” para discutir o melhor curso de ação.
“Como resultado, não houve nenhum anúncio formal da empresa sobre esse assunto até o momento. No entanto, ontem, eu e o proprietário da empresa, Sr. Takaaki Kidani, pudemos nos encontrar com o Sr. Ibushi, e discutir esta declaração para você aqui, bem como nossas opiniões sobre o assunto. Antes de prosseguir, gostaria de mais uma vez pedir sinceras desculpas aos fãs pela preocupação causada por esta série de eventos”, disse Ohbari.
Sobre o assunto de Kikuchi e suas mensagens para Ibushi, Ohbari disse: “No entanto, as palavras do Oficial em sua conversa de texto foram imperdoáveis, especialmente em sua direção a um lutador que arrisca sua vida para cumprir seu papel como profissional. Foi essa mentalidade que levou diretamente o Sr. Ibushi a postar seus tweets críticos sobre a empresa. Pelo conteúdo impensado dessas mensagens, pedimos desculpas ao Sr. Ibushi. Apesar do longo relacionamento do funcionário com o Sr. Ibushi, a falta de consideração mostrada a ele e, por extensão, nossos lutadores em geral também devem receber uma penalidade apropriada”.
O diretor representante da Bushiroad, Takaaki Kidani, disse: “Primeiro, deixe-me expressar minha mais sincera gratidão pessoal a Kota Ibushi por suas contribuições para a New Japan Pro-Wrestling e suas emocionantes lutas no ringue. É minha mais sincera esperança que ele continue conectado à NJPW. No entanto, sua maior prioridade neste momento deve ser o cuidado de sua mãe, bem como a recuperação total de sua lesão. Não é preciso dizer que ele permanecerá sob contrato pelo tempo que esse processo levar”.
Ibushi está fora de ação desde que sofreu uma lesão no ombro nas finais do G1 Climax contra Kazuchika Okada em 2021. Ele foi anunciado para a New Japan Cup, mas foi retirado da turnê, o que supostamente irritou Ibushi.
Foi afirmado na conferência de imprensa que Ibushi está treinando para retornar, mas seu ombro não está “em forma” e não se sabe quando ele estará de volta.
Quando perguntado sobre “penalidades para Ibushi e para o Oficial”, Ohbari respondeu: “Em relação a Kota Ibushi, especialmente considerando as circunstâncias que cercam tudo o que aconteceu, nunca houve qualquer consideração para rescisão. Mas, dada a quebra de contrato envolvida na aparição não autorizada, bem como na publicação de segredos da empresa, isso é algo que provavelmente resultaria em uma redução salarial”.
Ibushi postou a seguinte mensagem nas redes sociais após a coletiva de imprensa: