O G1 Climax 31 foi realizado pela NJPW entre setembro e outubro de 2021, com Kazuchika Okada sendo coroado o grande campeão ao derrotar Kota Ibushi na final do torneio e ganhando uma chance por cinturão no Wrestle Kingdom 16 que acontecerá em janeiro de 2022.
Assim como em todas as outras edições do torneio, o que não faltam são lutas incríveis. Com tantas lutas boas em uma só edição, montar uma lista das melhores é algo complicado… Mas não impossível. Sem mais delongas, bora pro nosso Top 10:
10 – Kota Ibushi vs. Tomohiro Ishii
Uma luta muito boa, porém, não tão boa quanto as anteriores entre eles. Não existe como uma luta entre Ishii e Ibushi ser ruim e não envelhece ver Ibushi ir para o lado negro quando confrontado com a brutalidade gigantesca de Ishii. No entanto, o final não casou muito bem com o tom do resto da luta, já que foi de uma grande exibição pra uma reta final convencional sem uma grande transição. Poderia não ter sido um problema se tivesse parecido melhor, mas o Kamigoye final parecia fraco e veio do nada. Teria sido mais interessante se Ishii tivesse sido chutado em pedaços e incapaz de se defender disso, ao invés do que realmente aconteceu. De qualquer forma, merece nosso top 10.
9 – Kota Ibushi vs. Shingo Takagi
Que evento principal e que luta, simplesmente dois do World Champions de 2021 colidindo e dando show. Eles têm química e seus estilos combinam. Ibushi é extremamente atlético, mas o homem também é um assassino no ringue e então você tem Shingo, o melhor lutador da New Japan no momento. Takagi faz um ótimo trabalho em ditar o ritmo com a confiança, a petulância e o talento do melhor lutador da empresa. Os momentos finais foram muito bons mas não o melhor que eles podem fazer. A multidão esteve conectada do início ao fim e isso também foi incrível.
8 – Tomohiro Ishii vs. Zack Sabre Jr
Esses dois têm sempre a mistura de estilos mais interessante, sua química é tão natural porque as lutas são completamente diferentes. Ishii pode espancar Zack, mas Zack pode neutralizar aquele braço dominante do pitbull. Até mesmo uma luta normal deles se torna incrível. Cada vez que ZSJ ou Ishii inverte um golpe de seu adversário, a sensação é diferente. A história aqui é que ZSJ castigou o braço de Ishii e o japonês precisou encontrar um caminho pra tentar vencer. O desempenho dos dois homens foi verdadeiramente fantástico e, se a crowd não estivesse tão apática, a posição na lista seria maior.
7 – Kazuchika Okada vs. Jeff Cobb
Irreal. Simplesmente irreal. Kazuchika Okada é um dos maiores e melhores contadores de histórias nessa indústria desde que surgiu e essa luta aqui foi um grande exemplo. Por outro lado, Jeff Cobb teve uma das melhores jornadas de G1 da história e terminou com uma das melhores finais do Bloco B imagináveis. A narrativa foi excelente, incluindo a pose de Alohamaker e a combinação absolutamente insana de Tombstone que Cobb de alguma forma montou. E os minutos finais foram tão tensos quanto podem ser, inclusive, queria que o Cobb vencesse a luta e a final do G1 porque o bicho mereceu muito.
6 – Tetsuya Naito vs. Zack Sabre Jr
Uma luta grandiosa e extremamente técnica, bem parecida com a de Zack e Ishii. Zack atacou a perna de Naito durante toda a luta, quase quebrando-a em todas as oportunidades que tinha. Zack venceu Naito quase todas as vezes e tudo estava indo a favor de Zack. Mas o calmo e calculista Naito esperou pacientemente que Zack cometesse erros e se aproveitou disso. A urgência perto do fim era palpável e os dois homens fizeram um ótimo trabalho em não deixar que isso sumisse. Tudo o que eles fizeram culminou em um final bastante inesperado e que levaria Zack a ser um dos mais cotados para vencer o G1.
5 – Kazuchika Okada vs. Tama Tonga
Na melhor luta solo de Tama Tonga na carreira, ele ficou cara a cara com um dos maiores performers in-ring de todos os tempos, a lenda viva, Kazuchika Okada, que estava no seu melhor Rainmaker divino e conseguiu derrotá-lo. Cada movimento foi significativo. Cada interação adicionada à história. E as referências ao antigos líderes do Bullet Club, todos os quais entraram em confronto com Okada, ajudaram bastante essa luta. O combate deveria estar na lista ? Não, mas isso se formos analisar pela parte da qualidade do dentro. Porém, eu me diverti tanto que ela merece essa colocação e é isso mesmo.
4 – KENTA vs. Zack Sabre Jr
Mais uma das vezes em que Zack Sabre Jr deu show no G1 31 e dessa vez foi contra KENTA, que provavelmente teve sua melhor luta no torneio contra o próprio Zack por motivos óbvios. A química dos dois também é coisa de outro mundo e a gente viu dois homens que se odeiam em uma verdadeira guerra de tapas e sendo verdadeiros babacas. As submissões de ZSJ foram eficazes, mas KENTA conseguiu se sair bem. Grande narrativa, resultando em uma das melhores lutas de KENTA nos últimos tempos.
3 – Shingo Takagi vs. Zack Sabre Jr
A luta típica de cérebro vs. músculos. Zack pacientemente encontrando uma brecha nas táticas violentas de Takagi para abrir um golpe de finalização, o que foi algo bem legal de se notar. Incrivelmente, Zack não mudou sua tática devido à natureza briguenta de Takagi e continua a se concentrar na abordagem técnica para derrotar Takagi. Foi uma demonstração incrível de estilos entre os dois. O mais legal foi ver a vitória de ZSJ. Ele não estava vencendo somente o Takagi, ele estava vencendo o IWGP World Heavyweight Champion Takagi em pleno G1, isso foi gigantesco.
2 – Hiroshi Tanahashi vs. Kazuchika Okada
Não há como negar que se a New Japan quiser uma luta que vai conquistar os fãs, Hiroshi Tanahashi e Kazuchika Okada são a escolha certa. Entrando na luta, Okada liderava com seis vitórias. Apesar de um nível de respeito, essa luta mostrou que a rivalidade ainda era intensa. Com dois estilos baseados em atletismo e velocidade, a multidão estava na borda de seus assentos o tempo todo. Como era de se esperar, a luta chegou muito perto do limite de tempo e muitos pensaram que terminaria empatada. Ainda assim, faltando apenas 30 segundos para o final, Okada venceu e Tanahashi se provou como um dos melhores mesmo com a derrota.
1 – Shingo Takagi vs. Tomohiro Ishii
Essa era a luta que você esperava desses dois. Cheia de ação, brutal, com golpes impactantes e um pouco imprudente. Havia algumas coisas com que se preocupar, como o Superplex que sugeria que Ishii machucou o ombro. Apesar disso, a luta tinha tudo o que você poderia desejar desses dois. Embora tenha demorado muito, valeu a pena. O maior tempo gasto no ringue perto do final parecia o resultado de uma batalha absoluta de desgaste. A luta foi uma guerra pra ver quem tinha mais força de vontade, algo que combina com ambos. A multidão estava comprando bastante o combate, o que mostra que Takagi entrega muito para os fãs e merecidamente fez a luta do torneio com Ishii.
—
Como sempre, aqui vão as menções mais que honrosas que só não entraram na lista por questões de preferência: Hiroshi Tanahashi vs. Taichi, Kazuchika Okada vs. YOSHI-HASHI, Kazuchika Okada vs. Taichi, Kota Ibushi vs. Kazuchika Okada, KENTA vs. Shingo Takagi e Great-O-Khan vs. Tomohiro Ishii
O que acharam das lutas citadas e qual a lista de vocês ? Até a próxima!