A New Japan Pro-Wrestling é e sempre foi uma das maiores empresas de pro-wrestling na história do esporte, porém, as coisas não vêm tão boas quando analisamos pela visão de booking. Alguns vão dizer que a empresa japonesa não vem bem desde o Wrestle Kingdom 14, e outros vão dizer que o último momento “bom” da empresa foi no Wrestle Kingdom 15. A pergunta que fica é, o que está acontecendo com a NJPW ?
Isso é algo que nós vamos abordar hoje aqui. Analisaremos alguns pontos que, na minha visão, tem prejudicado a NJPW nos últimos anos, incluindo lutadores sendo utilizados da maneira errada e questões de força maior. Sem mais delongas, bora lá:
COVID-19
É inegável o fato de que a pandemia do COVID-19 afetou não só a NJPW, como também todas as outras empresas de pro-wrestling ao redor do mundo. O que não podemos esquecer, entretanto, é que a NJPW foi uma das que melhor soube lidar com a pandemia no início (vamos ignorar o estado atual do Japão), voltando a ter público muito rapidamente quando comparada com as empresas dos Estados Unidos, México e etc. O público, mesmo com máscaras, voltou muito mais rápido pra que a empresa pudesse compreender em quem apostar ou não.
Com a quarentena e as restrições de voo, ficou complicado pra que alguns lutadores internacionais voltassem ao Japão, principalmente Jon Moxley que, só pra ressaltar, ficou mais de 350 dias sem defender o IWGP US Championship. Além dele, podemos ressaltar a ausência de estrelas como Chris Jericho, Dalton Castle, Flip Gordon e outros que, mesmo que não fossem receber tanto destaque, acabaram “secando” o roster.
Apego aos lutadores antigos
Você gosta de lutadores antigos ? Que bom, eu também gosto, na verdade, todo mundo gosta de lutadores mais antigos, eles são os mais marcantes. Todas as empresas utilizam lutadores que já passaram dos 40/45 anos, porém, a NJPW abraça essa ideia com uma força tão gigantesca que fica um pouco complicado de compreender qual é o futuro da empresa.
Sim, alguns desses caras como Minoru Suzuki, Tomohiro Ishii e Hiroshi Tanahashi ainda conseguem entregar grandes lutas, mas até quando eles continuarão sendo os destaques ? Além dos Young Lions, que levam tempo pra entrar de fato nas principais partes da empresa, você se lembra de alguma contratação de peso da NJPW ? Ou que pelo menos seja uma aposta promissora ? A empresa demora tanto pra construir esses períodos de renovação que as constantes aparições dos veteranos vai causando certa irritação, ninguém mais aguenta Togi Makabe e Tomoaki Honma lutando.
Títulos, títulos e títulos
“Será que vai dar certo se nós pegarmos dois dos cinturões mais bonitos e históricos na história do pro-wrestling pra criar um só ?”, isso foi o que aconteceu com os IWGP Heavyweight e Intercontinental Titles. Eu não sei de quem foi a real ideia disso, mas foi uma ideia simplesmente horrível. Tirar o IC de jogo e tentar empurrar um cinturão completamente novo e com design duvidoso nas gargantas dos fãs é sacanagem. Se fosse em qualquer outra situação, o design do IWGP World Heavyweight Title seria mais aceito… mas não desse jeito.
Mas também não podemos esquecer do NEVER e o US Title, já que o NEVER perdeu uma grande parte do valor com a introdução do cinturão vermelho e azul. Nos últimos anos, a NJPW começou a perder a mão com os cinturões e as decisões começaram a receber críticas que tem bastante fundamento. O NEVER não vai substituir o IC em importância, foi mais uma bola fora.
Main Event sem estrelas de calibre o suficiente
Calma, não pensem que eu estou criticando o Shingo Takagi, gosto muito dele e o cara tem sido um bom campeão principal, mas faltam pessoas que estejam no mesmo nível. É verdade que a NJPW leva bastante tempo pra construir seus main eventers, algo que toda empresa deveria fazer também e até aí tudo bem, mas a NJPW não sabe muito bem o que fazer com quem já passou pelo topo. Okada ? Perdeu pro Shingo, teve várias derrotas e só agora está começando bem no G1. Naito ? Preso na divisão de duplas. Ibushi ? Derrotado pelo Yujiro Takahashi, uma vergonha que só. Ospreay ? Estados Unidos.
A NJPW simplesmente não constrói mais nomes como antes e, quando tenta fazer isso, surgem algumas coisas como EVIL sendo IWGP Heavyweight Champion. Todos os caras realmente bons que a NJPW tem em mãos como Jeff Cobb, Zack Sabre Jr ou até mesmo SANADA, a NJPW prefere encaixá-los em outros papéis e, talvez, resgatar aquele pequeno momento que eles já tiveram uma hora ou outra. Quem vai ser o próximo adversário do Shingo ? O Dick Togo ?
Gedo e Dick Togo no booking
Se tem uma coisa que não podemos negar, é que o booking da NJPW com relação ao IWGP Heavyweight/World Title raramente deixou a desejar, principalmente quando analisamos as trajetórias de Kazuchika Okada, Hiroshi Tanahashi e até mesmo Kenny Omega até o cinturão. O problema é que, desde o começo de 2020, a NJPW parece ter tido alguns “surtos” com relação ao que vem fazendo.
Se você quer achar alguém que seja um hater ferrenho do EVIL, eu sou. Mas não me culpe por isso, a NJPW tem uma grande parcela de culpa em toda essa situação. EVIL sempre foi um lutador que ficava entre mediano e ruim, mas a NJPW achou uma boa ideia que ele vencesse a New Japan Cup e derrotasse Tetsuya Naito por dois cinturões. Como main eventer ele provou que não funciona e no Bullet Club, bom, daqui a pouco chegamos lá. EVIL até voltou recentemente ao main event e desafiou Shingo Takagi, com Dick Togo dando a sugestão de que ele conquistasse o prêmio dourado outra vez. Isso aí é sacanagem com a minha cara.
Stables: Ainda servem pra alguma coisa ?
Se tem uma coisa que a NJPW sempre se orgulhou de ter nos últimos anos, são as stables: Bullet Club, CHAOS, Suzuki-Gun, Los Ingobernables de Japón e algumas menores, com o destaque da empresa se resumindo no BC e na CHAOS. Como a Suzuki-Gun parece estar morta há muito tempo e LIJ sempre foi aquilo de irmandade muito forte, podemos focar nas que nos interessam aqui.
O Bullet Club sempre serviu pra ser um grupo de estrangeiros no Japão, o que a NJPW faz ? Enfia EVIL, Dick Togo, KENTA e SHO, junta com Yujiro Takahashi e começa a dar todos os indícios de uma “Guerra Civil” que ninguém quer ver, não era nem pra existir essa “House of Torture”, a cota era o Yujiro e já era mais do que o suficiente. Já na CHAOS, tudo agora pode ser resumido em babyfaces, quase todos os babyfaces da empresa estão ali e fica por isso mesmo, ninguém com outra pegada entra e também é mais do mesmo. Até nisso o booking conseguiu colocar as mãos pra estragar.
Duplas ? Que duplas ?
Sente falta de assistir o Zorra Total ou algum outro programa de comédia ? Relaxa, as duas divisões de duplas da NJPW podem ser o que você precisa. Primeiro que o nome precisa ser remodelado, afinal, o que nós raramente temos aqui são duplas de verdade. O que a NJPW faz é pegar dois membros de uma stable (Tetsuya Naito e SANADA, Zack Sabre Jr e Taichi, etc) e jogar no meio pra que os cinturões de ambas as divisões tenham desafiantes.
Pior ainda é pegarem duplas já formadas antes de entrarem pra stables como a Roppongi 3K e separá-las só pra, não sei, dar destaque pro SHO ? Não cola muito. A NJPW já tem uma deficiência de anos com duplas e eles não buscam contratações, eles só pegam o que tem e tentam remodelar pra ver se funciona nos moldes da empresa.
—
No geral, o COVID-19 pode sim ser considerado um dos maiores culpados pela fase ruim que a NJPW está passando, mas não podemos esquecer que o booking só vai piorando conforme o tempo (saia, Dick Togo, saia da minha NJPW). Lembra de mais algum ponto que contribuiu pra isso tudo ? Coloca aqui nos comentários pra gente. Até mais!