8 momentos em que lutadores da WWE quebraram o "kayfabe" ao vivo

Hoje vamos falar sobre algo que todo fã de wrestling adora (nem sempre, você vai entender ao decorrer da lista): aqueles momentos em que a magia do kayfabe é quebrada ao vivo! Sabe aquela sensação de “eita, isso não estava…

Por   — 
roman reigns cancer 1200x675 1

Hoje vamos falar sobre algo que todo fã de wrestling adora (nem sempre, você vai entender ao decorrer da lista): aqueles momentos em que a magia do kayfabe é quebrada ao vivo! Sabe aquela sensação de “eita, isso não estava no script”? Pois é, vamos relembrar 8 vezes em que os lutadores da WWE deram aquela escapadinha da personagem bem na nossa cara. Bora lá?

O “Curtain Call” do Madison Square Garden

Cara, esse aqui é clássico! Estamos falando de 1996. Imagine a cena: Razor Ramon (Scott Hall) e Diesel (Kevin Nash) estavam de saída da WWE para a WCW. No último show deles no lendário Madison Square Garden, após uma Steel Cage Match, os dois se juntaram a Shawn Michaels e Triple H (que na época eram rivais na storyline) para um abraço coletivo no meio do ringue. Isso foi PESADO na época! Heels e faces se abraçando? Quebrando personagem na frente de todo mundo? Vince McMahon ficou uma fera! O coitado do Triple H acabou pagando o pato, perdendo um push planejado como King of the Ring daquele ano. Mas olha só como o mundo dá voltas: esse momento acabou se tornando um dos mais icônicos da história do wrestling e até ganhou o apelido de “Curtain Call”.

CM Punk e o “Pipe Bomb”

Tá, eu sei que tecnicamente isso foi meio que planejado, mas convenhamos: CM Punk arrasou tanto nessa promo que a linha entre kayfabe e realidade ficou mais borrada que visão de bêbado! Em 2011, nosso querido Punk soltou aquela bomba verbal no RAW, expondo frustrações reais sobre a WWE, Vince McMahon, John Cena e até o genro do chefão, Triple H. O mais louco? A transmissão foi cortada no meio, deixando todo mundo se perguntando se aquilo era real ou não. Punk misturou tão bem a realidade com a ficção que até hoje a gente discute o quanto daquilo era roteirizado e o quanto era ele mandando a real. Genial demais!

Roman Reigns anuncia sua leucemia

Esse aqui pega no coração. Em 2018, Roman Reigns entrou no ringue não como o “Big Dog”, mas como Joe Anoa’i. Ele anunciou que estava deixando o Universal Championship e se afastando do wrestling porque sua leucemia havia retornado. Naquele momento, não existia mais kayfabe, não existia personagem. Era um ser humano compartilhando uma luta muito real e pessoal. O impacto foi imenso. Fãs que antes vaiavam Roman passaram a respeitá-lo ainda mais. Quando ele voltou, curado, em 2019, a recepção foi épica. Esse momento nos lembra que, por trás dos personagens, existem pessoas reais com desafios reais.

Edge se aposenta (pela primeira vez)

Lembra dessa, fã antigo? Em 2011, Edge entrou no RAW como WWE Champion e anunciou sua aposentadoria devido a lesões no pescoço. O cara literalmente largou o título ali, na nossa frente. Não era uma storyline, não era um angle. Era Adam Copeland, o homem por trás do personagem, tendo que dizer adeus ao que ele mais amava fazer. O momento foi tão real e emocionante que até John Cena, que na época era seu rival, quebrou o personagem para abraçá-lo no backstage. E olha só que loucura: anos depois, em 2020, Edge voltou! Mas naquele momento em 2011, meu amigo, não tinha olho seco na arena.

The Undertaker perde a Streak

Tá, esse aqui é meio polêmico se conta como quebra de kayfabe, mas vou te contar: a cara do Undertaker quando Brock Lesnar quebrou a Streak no WrestleMania XXX em 2014 foi tão genuína que muita gente achou que aquilo não estava no script. O shock no rosto do Taker, a reação da multidão (aquele 21-1 aparecendo no telão, mano…), até o jeito que Paul Heyman reagiu… tudo parecia indicar que algo tinha saído errado. Claro, depois a gente descobriu que era planejado, mas naquele momento? Putz, parecia que a gente tava vendo Mark Calaway, não o Deadman, tentando processar o que tinha acontecido.

Daniel Bryan se aposenta (e depois volta)

Em 2016, Daniel Bryan nos deu um dos discursos mais emocionantes da história da WWE. Ele anunciou sua aposentadoria devido a lesões cerebrais, e cara, não tinha como segurar a emoção. Bryan falou sobre sua jornada, agradeceu aos fãs, e o “Yes! Movement” ganhou um significado totalmente novo. O mais louco? Três anos depois, em 2018, ele foi liberado para voltar aos ringues! A volta dele no SmackDown foi um daqueles momentos mágicos onde realidade e kayfabe se misturam de um jeito lindo. Bryan voltou não só com o personagem, mas como um lutador que superou todos os obstáculos.

Eddie Guerrero é homenageado

Esse aqui é pesado! Quando Eddie Guerrero faleceu em 2005, a WWE fez um RAW especial em sua homenagem. Ver lutadores como Rey Mysterio, Chris Benoit, e tantos outros quebrando o personagem para falar sobre seu amigo foi de partir o coração. Lembro especialmente do momento em que Chavo Guerrero Jr. falou sobre seu tio. Não era mais sobre storylines ou rivalidades. Era sobre perder alguém que todos amavam, tanto dentro quanto fora dos ringues. A linha entre kayfabe e realidade simplesmente deixou de existir naquela noite.

Montreal Screwjob

E como falar de quebra de kayfabe sem mencionar o infame Montreal Screwjob? Em 1997, no Survivor Series, Vince McMahon literalmente mudou o final de uma luta ao vivo para tirar o WWF Championship de Bret Hart antes dele ir pra WCW. O momento em que Shawn Michaels “finalizou” Bret com o Sharpshooter, e o árbitro Earl Hebner mandou tocar o sino sem Bret ter desistido, é um dos mais controversos da história do wrestling.

A reação de Bret cuspindo em Vince McMahon e destruindo equipamentos no ringue? 100% real, meus amigos. Esse aqui não só quebrou o kayfabe, como redefiniu as relações entre lutadores e a empresa para sempre. É incrível como, às vezes, a realidade acaba sendo mais impactante que qualquer storyline que os escritores possam criar. Esses instantes em que o kayfabe é quebrado nos lembram que, por trás de toda a mágica do wrestling, existem pessoas reais, com emoções reais e histórias incríveis.

O mais legal é que muitos desses momentos acabaram se tornando parte da própria mitologia do wrestling. Eles criaram novas storylines, influenciaram personagens e até mudaram o rumo de carreiras. É como se a realidade desse aquela forcinha extra pro kayfabe, sabe?

E vocês, qual desses momentos mais marcou a sua vida de fã de wrestling? Ou tem algum outro que você acha que deveria estar nessa lista? Comenta aí embaixo!