Samoa Joe critica polarização entre “Pro Wrestling” e “Sports Entertainment”

samoa joe scaled

A distinção entre “pro wrestling” e “sports entertainment” tem sido um tópico de longa discussão no mundo do wrestling. Vince McMahon, conhecido por suas inovações linguísticas, preferiu distanciar o produto da WWE do termo “pro wrestling”, optando por “sports entertainment”. Esta mudança visava posicionar a WWE de forma única no mercado. Contudo, outras empresas de wrestling, como AEW, NJPW, Ring of Honor e TNA, orgulham-se de se identificar com o termo “pro wrestling”.

Em uma recente entrevista a Joe Murray na 98.5 The Sports Hub, Samoa Joe abordou esta questão, questionando a relevância dessa distinção. Para Joe, a controvérsia em torno dos termos é desnecessária, descrevendo-a como “semântica tola”. Ele defende que tanto “pro wrestling” quanto “sports entertainment” são formas de arte valiosas, mas enfatiza que, na AEW, eles se identificam como “pro wrestling” e não veem necessidade de alterar essa identificação para se adequar mais ao mainstream.

Joe também sugere que, com a saída de Vince McMahon, após ser forçado a renunciar devido a acusações graves durante sua gestão na WWE, pode haver uma mudança de postura na WWE em relação à sua identificação como “sports entertainment”.

“Nós chamamos de pro wrestling. Temos muito orgulho desse rótulo. A questão do sports entertainment é muito debatida, de um lado ou de outro. Eu dou crédito a ambos. Acho que ambos são formas de arte maravilhosas, mas quando se trata de AEW, somos pro wrestling, e somos lutadores profissionais, e temos orgulho de dizer isso. Não estamos tentando transformá-lo em algo que talvez seja mais palatável para o mainstream. Eu acho que o mainstream está totalmente bem com o rótulo ‘pro wrestling’. Neste ponto, eu acho que é apenas semântica tola de ambos os lados, para ser honesto com você. Eu acho que ambos os lados estão sendo meio bobos sobre isso. Eu acho que a principal razão pela qual eles estavam sendo bobos sobre isso do outro lado provavelmente se foi, então talvez eles mudem seu tom.”

Com a chegada de novos patrocinadores, como a Prime, cujo acordo foi facilitado pela presença de Logan Paul, um fundador da Prime e atual WWE US Champion, é possível que a WWE esteja aberta a revisitar sua estratégia de marca.