
Tony Khan anunciou a criação do ROH Women’s Pure Championship logo após o AEW Collision realizado em Springfield, Massachusetts. O anúncio foi feito antes do início das gravações do show da Ring of Honor, com a informação de que um torneio será realizado para coroar a primeira campeã no evento Supercard of Honor, marcado para 2 de maio.
O novo título seguirá as regras “pure” da ROH, que incluem restrições como proibição de socos fechados, ausência de interferências externas e presença de três juízes para declarar um vencedor em caso de empate, além de outras regras. Atualmente, Lee Moriarty é o campeão masculino.
Este será o terceiro título feminino da Ring of Honor, juntando-se ao Women’s World Championship, atualmente com Athena, e ao Women’s Television Championship, que pertence a Red Velvet após sua criação em dezembro de 2023.
A expansão da divisão feminina tem sido uma prioridade desde que Tony Khan adquiriu a ROH.
Athena, que detém o Women’s World Championship há mais de 850 dias, está atualmente participando do torneio Owen Hart Cup na AEW, onde venceu Harley Cameron no Collision. A lutadora enfrentará Mercedes Mone na semifinal marcada para o especial Spring Break Thru em 16 de abril, enquanto na outra semifinal Kris Statlander enfrenta Jamie Hayter.