
Paul Heyman detalhou o motivo por trás do fim abrupto do personagem ‘heel’ de John Cena, que durou apenas cinco meses. Segundo Heyman, a mudança de volta para ‘face’ antes do SummerSlam aconteceu porque os planos criativos originais que sustentariam a nova persona, e que incluíam The Rock, “desmoronaram”.
A transição de Cena para vilão começou no Elimination Chamber em março, quando ele se alinhou a The Rock e Travis Scott para atacar Cody Rhodes. No entanto, a participação de The Rock não se materializou como esperado, e Scott fez apenas uma aparição na WrestleMania 41. Em entrevista ao ‘The Ariel Helwani Show’, Heyman confirmou que essa ausência deixou o arco do personagem sem a base planejada, forçando a WWE a seguir em frente sem ele.
Apesar do fim repentino, Heyman defendeu a decisão de explorar esse lado de Cena, afirmando que era importante responder à antiga pergunta dos fãs: “e se John Cena se tornasse um heel?”.
“Estou feliz que ele pôde fazer isso, porque eu odeio ‘e se’. E se John Cena tivesse se tornado um heel? Cara, nós nunca saberíamos. Bem, agora nós sabemos. Agora sabemos o que teria acontecido. Os ‘e se’ que eu gosto são para o futuro; não suporto eles para o passado. E esse teria sido um ‘e se’ que todos nós teríamos perguntado. E eu achei que ele entregou.”
Heyman elogiou a dedicação de Cena ao papel, destacando os riscos envolvidos. A mudança poderia ter afetado negativamente a venda de mercadorias, um dos fortes de Cena, e até mesmo sua carreira em Hollywood.
“Ele levou [o personagem] a lugares que eu nem pensei que ele levaria. E ele colocou seu coração, sua alma e sua paixão nisso. E foi um risco para ele fazer isso.”
Heyman também analisou a reação do público, que ele descreveu como inteligente e capaz de separar o personagem do artista. Ele observou que os fãs vaiavam o Cena ‘heel’ durante os shows, mas o aplaudiam de pé após o fim das transmissões.
“Isso abriu meus olhos para o fato de que este é um público que está aqui para ver estrelas e performances. (…) No momento em que viram a luz vermelha apagar e sabiam que o show havia acabado, e ele está lá no ringue, todos lhe deram uma ovação de pé porque era sua última vez como um artista de ringue naquela cidade. E todos estão cantando: ‘Obrigado, Cena’. Então o público sabia o seu papel. E isso é fascinante de assistir.”