Cobertura: WWE Rivals – WCW vs. WWE!
No último domingo (7), a A&E contou com mais um episódio da nova série da WWE, o WWE Rivals. Hoje veremos o episódio número 5, focado na rivalidade entre WCW e WWE.
Cobertura:
Como um lembrete, Freddie Prinze Jr está por trás deste programa e apresenta uma mesa redonda. Esta semana ele é acompanhado por Kofi Kingston, Kevin Nash, JBL e Tamina.
Abrimos com Eric Bischoff desafiando Vince McMahon. Scott Hall: “você quer uma guerra? Você vai conseguir uma”.
Kofi foi um dos garotos que assistia um show ao vivo e gravava o outro para não perder nada.
JBL repassa a história da WWF e depois JCP tornando-se WCW. HHH fala sobre o lançamento do RAW e como isso mudou o negócio. Vemos momentos iniciais clássicos como 1-2-3 Kid derrotando Razor Ramon.
Hulk Hogan nos disse que Vince estava indo para um movimento jovem, então era um momento perfeito para se separar. Hogan foi fazer Thunder in Paradise e ao lado a WCW estava fazendo seus shows gravados da Disney MGM. Bischoff queria Hogan na WCW e Hogan disse que estava pronto, mas acabou se mudando. Prichard coloca Hogan na WCW e como isso os fez notar. Hogan faz sua primeira noite na WCW e ele está certo em que fez um número monstruoso para a WCW.
Randy Savage logo se juntou e, de repente, a WCW tinha as duas maiores estrelas da WWE de Vince. JBL diz que eles estavam fora Vincing Vince e aponta que Vince caçava pessoas e usava celebridades. WCW estava fazendo a mesma coisa.
Em 1995 a WCW anuncia o Nitro nas noites de segunda-feira em competição direta com o RAW. Prichard sentiu que eles estavam loucos e se perguntou por que eles não escolheram uma noite diferente. Stephanie McMahon chama isso de um ato de guerra.
Bischoff fala sobre fazer seis meses de pesquisa e participar de grupos focais. Ele aprendeu que as pessoas adoravam o elemento surpresa. Isso leva Lex Luger a aparecer na edição de estreia do Nitro. A história é que Lex terminou com a WWE e parecia que eles iriam dar um jeito, mas em vez disso ele recebeu uma oferta baixa da WCW e queria estar de volta com seus amigos, então ele aceitou. Ele trabalhou em shows para a WWE apenas alguns dias antes de sair do Nitro.
Estreia do Nitro – 4 de setembro de 1995: O Nitro tem um show no meio do The Mall of America e acertou um homerun com a chegada chocante de Luger. The Miz enlouquece assim como AJ Styles quando ele reconta a história. Booker diz que todos sabiam que as coisas nunca mais seriam as mesmas. Bischoff está radiante ao dizer: “Funcionou muito bem. Não foi Bruce Prichard?” Corta para Bruce: “Droga, como isso aconteceu?”. O tom foi dado na primeira noite do Nitro.
Vamos para um rápido comercial.
Bischoff diz que o momento Luger deu o tom e foi a chave para o sucesso inicial do Nitro. Stephanie menciona que o RAW estava ao vivo a cada duas semanas, enquanto o Nitro estava ao vivo todas as semanas. Isso permitiu que Bischoff estragasse os episódios gravados do RAW. Bischoff sobre o Nitro: “Caso você esteja tentado a pegar o controle remoto, confira a concorrência, não se incomode. Shawn Michaels venceu o grandalhão com um superkick com o qual ele não conseguiu ganhar uma faixa verde na YMCA local”.
A seguir, Alundra Blayze tem seu contrato com a WCW quando ainda era campeã feminina da WWF. Ela aparece no Nitro e joga o título em uma lata de lixo. Bruce fala sobre como a competição pode trazer o melhor e o pior. A filosofia deles era nunca mencionar a concorrência na TV. Isso mudou e levou ao Wrasslin War Room do bilionário Ted.
Prichard diz que eles tiveram que fazer as esquetes. DDP diz que não foi a jogada mais inteligente, pois desligou alguns antigos fãs da WWF que ainda amavam Hogan e Savage. Ted Turner (filmagem antiga) diz que não se machucou e viu quando eles estavam chegando a Vince.
Os chefes de conversa da WWF discutem como os negócios eram ruins e como a WCW estava começando a eliminá-los. HHH se lembra de trabalhar em um prédio meio cheio em Pittsburgh e Austin perguntando se o wrestling seria tão grande quanto era nos anos 80. Kane se lembra de fazer shows com 500 fãs. Taker comenta que a WCW estava pagando mais dinheiro por menos datas.
Hall observa que, se houver mais empresas de wrestling, isso só pode ser bom para ele. DDP é amigo de Hall e, como seu contrato estava expirando, ele consegue uma reunião com Bischoff. Eles oferecem ao Hall 3 vezes o que ele está ganhando na WWE pela metade das datas. Nash diz que ouviu isso e disse a Hall: “veja o que eles podem me dar”. Prinze está impressionado com o que Nash acabou de dizer.
Nash diz que as estrelas estavam alinhadas quando Hall chegou no WCW Nitro. 27 de maio de 1996. Nash diz que ele chegou na semana seguinte. Eles não estavam dizendo que eram Razor e Diesel, mas estavam se inclinando para essas personas. Foi genial quando as pessoas acreditaram que a WCW e a WWF estavam trabalhando juntas.
Great American Bash 1996: O evento contou com Sting, Ric Flair, Lex Luger e diversas outras lendas.
Bash at The Beach 1996: Hulk Hogan vem e choca o mundo ao criar a nWo com Kevin Nash e Scott Hall.
Vamos para um rápido comercial.
Volta com Hogan atacando Savage e criando a nWo. Hogan sabia que eles tinham heat enquanto o lixo se acumulava no ringue. Hogan faz a promo de sua vida.
nWo: A nWo se torna a maior coisa de todos os tempos. DDP diz que eles eram tão quentes no wrestling redefinido. AJ Styles diz que eles eram legais demais para serem ruins.
Voltando para a mesa redonda enquanto Nash fala sobre tirar coisas do Gangta Rap e menciona pegar 4 Life de Mack 10. Hogan diz que a sociedade tinha uma vantagem e a nWo simplesmente aceitou o que era legal e aceito.
WCW venceu WWF por 83 semanas consecutivas nas classificações. Taker diz que a WCW estava atendendo ao público masculino de 18 a 34 anos. Kane diz que a WWF era um desenho animado em meados dos anos 90 destinado a jovens. Nash se lembra de voar de volta do Nitro com Eric, Hall, Hogan e Savage. Eles estavam bebendo e rindo até que Eric disse que ia tirar McMahon do negócio. Todo mundo tinha trabalhado para Vince e seus olhos ficaram enormes. Hogan falou primeiro e disse “você nunca vai tirar esse homem do negócio”.
HHH diz que a WWE teve que recriar o que eles deixaram depois que algumas de suas principais estrelas partiram. Nós temos cenas dos bastidores de Vince conversando com uma equipe de filmagem enquanto eles estão filmando Sunny e ele diz a eles que eles vão colocar mais sex appeal no produto.
Prichard diz que quando eles mergulharam na Attitude Era não havia como voltar atrás. Claro que o crédito vai para Shawn e HHH primeiro com DX. O famoso discurso de Vince sobre não mais preto e branco e tons de cinza é reproduzido. Taker foi de cabeça como ele foi feito com as coisas das crianças. The Rock chama a Attitude Era de uma mudança sísmica e dá todo o crédito a Stone Cold Steve Austin.
Austin era diferente de tudo que o wrestling já tinha visto como babyface. Rock chama Steve de único e especial. Austin sabia que eles estavam competindo com a WCW e ele estava tipo “f*da-se esses caras”.
Bischoff não estava preocupado com a WWF ficar mais ousada até Mike Tyson aparecer. A WCW tinha celebridades, mas essa era Mike Tyson.
Vamos para um rápido comercial.
Mike Tyson aparece no RAW e é claro que Steve Austin está lá para enfrentá-lo. Austin repreende Tyson e lhe mostra os dedos do meio, provocando uma briga. Foi quando Bischoff soube que eles estavam em uma luta de verdade.
Nash diz que Vince sabia que os fãs não estavam assistindo o RAW como costumavam. Ele pegou Tyson e o colocou no Main Event da WrestleMania. Tyson é o executor especial de Austin/Michaels e como JR disse perfeitamente “A Era Austin começou!”.
Austin/McMahon incendeia o mundo. A WWE finalmente vence uma batalha de classificações ao construir um episódio do RAW em torno de Vince e Austin tendo uma luta.
Ambos os shows estavam fazendo números monstruosos e os fãs eram os verdadeiros vencedores enquanto os garotos ganhavam muito dinheiro. Wrestling foi o período mais quente e fez parte da cultura pop.
WCW ainda tinha uma carta na manga com Goldberg. Ele veio aparentemente do nada e atropelou todos em seu caminho para derrotar Hogan pelo título da WCW.
Eles tocam em Bischoff desafiando Vince McMahon, o que leva a DX “invadindo” a WCW. Nash diz que ele e Hall estavam tentando sair pela porta para cumprimentá-los. Kofi, era fã como todos nós, e queria que a porta se abrisse. Prichard perguntou a HHH e Vince qual era o plano se a WCW tentasse a mesma coisa e Vince disse que deveria deixá-los entrar no prédio e dirigir até o ringue. Seu raciocínio, “qual programa você assistiria? Aquele com todos os lutadores ou nenhum deles? O homem tem razão e HHH sabia que esse tipo de pensamento de Vince era a razão pela qual a WWF venceria.
Vamos para um rápido comercial.
4 de janeiro de 1999: O último prego no caixão quando Eric Bischoff faz Tony Schiavone dar o spoiler de Mick Foley derrotando The Rock pelo WWF Championship. Eric disse que sempre deu spoilers do RAW e funcionou muito bem, até que ele fez isso com The Rock e Mick Foley. Pelo menos ele pode rir disso agora. Ele admite que muito de seu público rapidamente mudou para o RAW. Mick nos informa sobre 500.000 a 600.000 trocados instantaneamente.
Nash diz que assistiu a ambos os programas, pois eles tinham um monitor com o RAW na parte de trás. Ele cita Austin e Rock como megastars. Ele observa que todo mundo começou a se tornar estrelas e estava feliz por ter garantido o dinheiro.
Kevin Owens fala sobre como os caras da WCW começaram a pular do barco, como a estreia de Chris Jericho na WWE. KO surtou quando seu pai pensou que algo estava errado. Bischoff disse que a perda de Jericho doeu e agora ele estava brincando com as pessoas que saíam de seu show.
Roberts menciona que na WWE Vince estava no comando enquanto a WCW fazia parte de uma empresa maior. AOL e Time Warner se fundem, o que não foi bom para a WCW. Ted adorava a WCW, mas ninguém mais no comando adorava. Eles não eram fãs de wrestling e desprezavam o pro-wrestling.
A Time Warner estava querendo vender e um acordo foi feito rapidamente, pois Vince queria a biblioteca de vídeos e assumiu alguns dos contratos de talentos.
Vamos para um rápido comercial.
JBL na mesa redonda fala sobre como eles estavam eufóricos para vencer a WCW. Eles não tinham problemas com os meninos da WCW porque todos eles estavam apenas tentando ganhar a vida. Nash brinca que ele era um agente duplo para Vince o tempo todo.
26 de março de 2001: O Nitro final quando Vince comprou sua competição. Prichard fala sobre o quão grande foi o fato de haver uma transmissão simultânea em ambas as redes. A paixão venceu e essa foi a diferença de acordo com Prichard. Vince adorava a WWE e a AOL Time Warner não via utilidade para o wrestling. Shane aparece e no enredo ele se torna o dono da WCW, mas como Steph cita: a WCW já era.
Paul Heyman nos informa que a WWE não comprou a WCW tanto quanto comprou os ativos da WCW. Eles compraram a biblioteca de vídeos e a propriedade intelectual.
Booker T disse a todos que estava indo para a WWE. Agora Hogan, Flair, Sting e a nWo tinham contratos garantidos, então ficaram em casa. Isso matou a emoção da Invasion. Sting não apareceu na WWE TV por mais de 13 anos. Eles discutem sua luta na Mania com HHH apenas para entrar na batalha DX vs. nWo que todos queriam 15 anos antes. HHH diz que quando a luta acabou, todos aceitaram, pois era algo de 15 anos em construção.
Cabeças falantes falam sobre a grandeza da guerra e como nunca mais teremos nada igual.
Quer assistir ao episódio completo? Clique aqui.