Dark Side of the Ring (Bash at the Beach 2000) – Cobertura!

No dia 1 de agosto, a VICE TV transmitiu mais um episódio da quarta temporada de sua série Dark Side of the Ring. No nono episódio, tivemos um destaque para o evento WCW Bash at the Beach 2000. Cobertura: Lembrando…

Por   — 
hulk hogan jeff jarrett scaled

No dia 1 de agosto, a VICE TV transmitiu mais um episódio da quarta temporada de sua série Dark Side of the Ring. No nono episódio, tivemos um destaque para o evento WCW Bash at the Beach 2000.

Cobertura:

Lembrando que Chris Jericho é o narrador do show.

O teaser mostra que teremos muitas cenas entre Vince Russo e Eric Bischoff. Jeff Jarrett chama o BATB 2000 de o maior olho roxo da história da WCW.

Começamos com Vince Russo e ele imediatamente nos diz: “Eu desprezo o negócio do wrestling, mano. Eu desprezo as pessoas nele. Você não pode ser uma boa pessoa e existir no mundo do wrestling”. Temos uma montagem das coisas malucas que Russo fez na WCW, incluindo se tornar campeão mundial.

Em seguida, um produtor pergunta a Dave Meltzer se Vince Russo fez mais mal ou bem ao pro-wrestling. “Mal. Sim, danos a longo prazo”.

Voltamos aos anos 90 quando Vince McMahon e a WWF enfrentam a WCW de Ted Turner. Tudo mudou em 1996, de acordo com Dave, quando a WCW começou a dominar. Ele observa que a falha de McMahon é que ele só pensa que uma coisa vai funcionar.

Vemos Eric Bischoff e ele conta a história de descobrir o que a WWF fez para ter sucesso e ele queria fazer o oposto do que eles estavam fazendo. Ele nos diz que é o primeiro a criar um formato semanal de televisão ao vivo para luta livre enquanto o RAW era gravado. Ele sabia que o wrestling tinha que ser ao vivo. Ele diz que a WCW antes do Nitro era boba e a WWF era leve. Eles estavam ignorando os homens de 18 a 49 anos e ele visava esse grupo demográfico. Meltzer elogia Bischoff ao dizer que ele estava à frente do jogo em um momento em que Vince estava preso no passado.

Temos a história de Bischoff trazendo Hulk Hogan e como isso mudou a indústria, pois deu à WCW um grande star power igual ao da WWF. Dave observa que Eric disse a ele que para onde Hogan fosse, o dinheiro iria junto. Pulamos alguns anos e DDP diz a Eric que Scott Hall estava prestes a se tornar um agente livre, então Eric ligou e fechou um acordo. Uma semana depois, ele recebeu uma ligação de Kevin Nash, que também estava prestes a se tornar um agente livre, e eles também chegaram a um acordo. A nWo dos 3 decolou como nunca antes e a WCW começou a derrotar a WWF semanalmente.

Vince McMahon recorreu às ideias de um jovem escritor chamado Vince Russo. Russo diz que disse a Vince para jogar o manual de luta livre pela janela. Ele teve a ideia do crash TV e era a ideia de que o telespectador em casa tivesse a oportunidade de ver o que estava acontecendo no outro canal. A ideia era luta curta, segmento de backstage, vinheta, luta curta, etc. Eles não queriam dar ao espectador a chance de trocar de canal e ver o que estava no Nitro. Meltzer não quer desmerecer as contribuições de Russo, mas a WWF tinha Steve Austin e The Rock no topo.

No final de 1999, a WCW começou a perder dinheiro e o orçamento estava sendo cortado. Isso levou Bischoff a travar uma batalha difícil e ele se foi e ficou sem poder. Enquanto isso, na WWF, Russo estava ficando exausto quando o WWF adicionou o SmackDown, que teve mais duas horas de conteúdo. Russo diz que foi até Vince e queria mudar sua família para mais perto da família de sua esposa porque ele nunca estava em casa. McMahon disse a ele: “você ganha dinheiro suficiente e pode pagar uma babá para cuidar de seus filhos”. Russo estava irritado e foi para a WCW na semana seguinte. Ele sabia que estava indo para a WCW com um alvo nas costas. Foi a primeira vez que ele trabalhou com os veteranos da WCW e sabia que Hogan e Bischoff estavam juntos desde o primeiro dia. Ele se lembra de ter visto Hulk pela primeira vez e percebeu que Hogan não confiava nele. Dave observa que você não poderia evoluir sua empresa construindo tudo ao redor de Hogan, e Russo queria Hogan fora do poder que ele detinha. Bischoff observa que a narrativa era que Hogan não podia lutar e teve que se aposentar, mas o lado comercial da luta livre ainda encontrou muito valor em Hogan.

Russo assumiu o controle em outubro de 1999 e Dave observa que Russo acreditava que quanto mais extremo e chocante mais as pessoas gostam. Ele menciona que se você fizer isso demais, o público para de gostar. Russo diz que esteve lá por três meses e a audiência subiu. Dave: “Bem, ele dirá que eles estavam melhorando, mas não, eles não estavam. Artificialmente parecia bom, mas se você olhasse a classificação do mês, cada mês estava mais em baixa”. Russo diz que a próxima coisa que ouviu da administração foi que eles estavam indo em uma direção diferente. Russo: “Tudo bem, vou para casa e mando meu dinheiro”.

A próxima ideia foi de Brad Seigel, que era o chefe da TNT e TBS. Ele foi convidado a encontrar alguém para comandar e Russo sabia que era Bischoff. Eric diz que foi trazido de volta para supervisionar Russo. Isso traz Jeff Jarrett e ele não acha que houve uma briga pelo poder entre os dois. Foi mais uma diferença filosófica sobre o que um programa de televisão de luta livre deveria ser. Lance Storm é o próximo e ele nos conta que negociou seu contrato com Russo e Biscoff. “Eu preferia muito mais lidar com Eric”. A primeira ideia que Russo lançou foi Lance ser o filho ilegítimo de Bischoff. Lance e Eric ficaram chocados. “Eric não é apenas 10 anos mais velho que eu?”. Eric diz que Russo não tinha nenhum instinto criativo ou talento.

Temos um comercial.

A história que eles concordam é dos jovens contra os veteranos que os seguraram. Bischoff diz que foi uma Guerra Civil e uma batalha entre jovens e velhos. Dave: “Aquele ano de 2000 está apagado da minha mente porque foi muito ruim”. Russo diz que estava destinado ao fracasso desde o início e diz que Eric queria estar no comando. Eric diz que sabia que Russo era um mentiroso e não queria nada com ele. Russo diz que disse a Brad para colocar Eric de volta no comando e Brad disse que não, pois eles queriam que ele escrevesse os programas. A próxima vez que ele viu Eric foi no Bash at the Beach.

Era a semana do show e Russo perguntou: “Se você pudesse fazer qualquer um Campeão da WCW, quem seria?”. Ao redor da mesa, todos disseram Booker T. Russo disse que era isso que eles iam fazer. Jarrett diz que sua gimmick era “O Escolhido” e teve o cinturão por alguns meses. O plano para ele era derrotar as lendas e depois perder o título mundial para Booker T quando chegasse a hora. Jeff viu a visão de Russo e achou boa. Russo diz que o evento principal foi planejado para ser Jarrett vs. Booker T com Booker conquistando o título, no entanto, Hogan derrotado Billy Kidman para ganhar a luta pelo título no Bash at The Beach. Russo então teve a ideia de dar a Jarrett mais uma vitória sobre uma lenda, Hogan, antes de perder para Booker. Russo diz que, quando escreveu o roteiro para o programa, garantiu que Hogan parecesse forte, mas não iria vencer.

Eric diz que Russo teve uma ideia enquanto Hogan e Eric tiveram outra ideia. Ele diz que o que Russo queria não importava, pois Hogan tinha controle criativo sobre o que acontecia com seu personagem na televisão. Jarrett diz que era um conflito de interesses e então você se pergunta se os talentos estavam preocupados consigo mesmos ou com a empresa.

Russo diz que teve que reescrever o roteiro e fez Hogan acabar com todos, mas ele não conquistou o título. Ele diz que Hogan concordou e entrou no PPV no domingo pensando que estava tudo bem. Eric disse a ele que Hogan estava no trailer e não faria isso. Russo diz que foi ele, Hogan e Bischoff no trailer e claramente era 2 contra 1. Bischoff observa que eles discutiram sobre o show e que a decisão final foi dele, pois ele foi o encarregado de supervisionar o que Russo estava fazendo. Russo diz que Eric disse a ele que eles teriam um cenário diferente, que era Hogan conquistando o título da WCW. Eric lançou a ideia de confundir a vida real da ficção com Jarrett ficando irritado com a política de Hogan e aceitando a luta. A ideia era que Hogan saísse furioso e assim que a WCW percebesse que Hogan não voltaria com o título, a WCW o forçaria a desocupar e criar um torneio para coroar um novo campeão. No Halloween Havoc em outubro, antes que os dois finalistas fossem marcados para a luta, Hogan voltaria e diria a eles que ainda era o campeão e que eles precisavam vencê-lo.

Russo diz que estava irritado e que o show começaria em uma hora. Eric disse que colocariam Brad no telefone e o deixariam escolher. Brad disse para ir com a ideia de Eric. “Tínhamos o presidente ao nosso lado, era o desempate”. Russo diz que Hogan estava contando a história e, enquanto um ouvido estava ouvindo, o outro estava descobrindo outra saída porque Hogan não levaria o cinturão. Ele disse a Jeff para se deitar e deixar Hogan conquistar o título. Jeff diz que ficou pasmo e que a história não fazia sentido para um babyface conquistar um título dessa forma. Ele disse a Vince que todos perderiam neste cenário.

Temos um comercial.

O show começou e Jeff começou a ter dúvidas. Jeff diz que teve uma sensação avassaladora de se queria fazer parte dessa confusão. Ele pensou em sua família e como o verdadeiro chefe eram os fãs. Ele ficou na parte de trás por um tempo, mesmo enquanto sua música tocava. Ele pensou em forçar Hogan a socá-lo e pelo menos conseguir algo parecido com uma briga. Ele examinou suas opções e o que protegeria sua família e carreira. Ele não estava com raiva, mas apenas queria acabar com isso e caminhou até o ringue dizendo que se Hogan quisesse seu controle criativo, ele poderia tê-lo. Jarrett diz que nunca mais olhou para Hulk da mesma maneira. Jarrett se deitou e Hogan fez o pinfall com o pé em seu peito enquanto Russo jogava o cinturão no ringue. Russo observa que a multidão estava confusa e Jarrett diz que o velho ditado é: “se você os confunde, você os perde”. Russo só queria que o plano funcionasse como ele queria. Hogan levou uma bronca por dizer a Russo que a empresa estava na forma que estava por causa de besteiras como aquela. Os locutores tiveram que agir como se não fizesse parte do roteiro.

Bischoff diz que até ali tudo havia corrido conforme o planejado. Ele e Hogan levaram o cinturão e foram para o aeroporto. Eles estavam cumprimentando um ao outro e sentiram que haviam realizado o início da história que havia sido combinado. O avião pousou trinta minutos depois e o telefone de Hogan estava explodindo. Russo apareceu PPV e fez uma promo criticando Hogan. Dave diz que foi algo que se tornou real e piorou as coisas. Russo: “Essas são as coisas pelas quais as pessoas me odeiam”.

Temos um comercial.

Russo fala sobre fazer política com Hogan, que queria jogar sua carta de controle criativo. Lance diz que por causa do estilo de booking maluco de Russo, os meninos ainda não tinham certeza se tudo isso fazia parte do plano. “Se esse era o plano, foi estúpido e, se não, foi ainda mais estúpido”. Russo prometeu que nunca mais veríamos Hogan. Russo então fez Jarrett vs. Booker pelo título mundial como o novo evento principal do show. Ele então chama Hogan de “grande filho da p*ta careca” e diz a ele para beijar sua bunda.

Russo diz que seu plano era que Booker vencesse e se tornasse campeão da WCW. Ele disse a Hogan para aproveitar seu título falso porque Booker seria o novo campeão. Eric diz que quando Hogan fica muito zangado, ele fica muito quieto e é aí que surge um problema. Russo diz que tudo no programa foi discutido no trailer, incluindo a promo e a vitória de Booker. Bischoff diz que esse nunca foi seu plano e nunca foi o plano de Hogan. Eles não sabiam que Booker sairia como campeão porque Hogan tinha aquele título e iria trazê-lo de volta em outubro. Russo diz que fazia parte do plano e a razão pela qual Hogan teve que deixar o prédio foi por causa de sua promo. Eric diz que Russo pode acreditar no que diz, mas é por isso que ele é um mentiroso patológico. Nada foi aprovado por ele ou Hogan e chama isso de a coisa menos profissional que ele viu em 30 anos de televisão. Hogan ligou para um programa de rádio de Tampa e criticou Russo fortemente.

Temos um comercial.

Hogan entrou com uma ação legal contra Russo e WCW por difamação e quebra de contrato. Lance: “você não entra com ações judiciais se aquilo fosse parte de uma história”. Russo observa que o juiz riu porque era um show de luta livre, com um cara em um ringue de luta livre fazendo uma promo de luta livre contra outro lutador. Jarrett: “Hulk, você está processando por causa disso? Cale-se. Eu não teria sido uma boa testemunha disso”. Russo diz que estava fazendo uma promo para o personagem Hulk Hogan. Eric diz que Russo tem um problema com a realidade. Russo diz que o primeiro juiz desistiu do caso e foi para outro juiz. Bischoff ri e diz que não foi para a Suprema Corte. Eles descobriram que o advogado de Hogan enviou um fax para os escritórios da WCW (depois de fechados) dizendo que ele estava usando seu controle criativo. Russo diz que não tinha ideia disso. Eric diz que isso não se sustenta, pois não estava em debate entre as partes envolvidas. “Por que haveria essa desculpa de fax depois do fim?”. Dave diz que está tentando decidir entre duas pessoas desonestas há vinte anos e nunca ouviu a história do fax.

O tribunal de apelações decidiu novamente a favor de Russo, pois eles determinaram que personagens fictícios não podem ser difamados. Jarrett afirma que Hogan decidiu naquela noite que queria outro cheque da Time Warner, pois sabia que eles não iriam renovar seu contrato, então ele processou. Dave diz que Hogan se tornou o rosto do fracasso na WCW e realmente não havia mais nada a ver com ele. Ele diz que ninguém pagaria para ver as lutas de Hulk Hogan que eles viram todos esses anos. Eric: “Então você tem canalhas como Dave Meltzer”. Ele chama Dave de idiota útil que se autodenomina jornalista. Ele afirma que Dave odeia Hogan até hoje.

Ninguém tem certeza do que Hogan estava tentando alcançar naquela noite. Jarrett se perguntou qual era a visão de Hogan, se era sua versão do Montreal Screwjob ou uma maneira de atrair mais atenção para o produto. Bischoff observa que Turner acabou fazendo um acordo e o valor era confidencial, mas ele sabe que estava em sete dígitos. Jarrett observa que algumas pessoas jogam damas e outras jogam xadrez. Hogan teve paciência para jogar xadrez e fez o xeque-mate.

Temos um comercial.

O último episódio da temporada será focado em Marty Jannety.

Os fatos do que realmente aconteceu serão para sempre obscuros, mas mostrou como a WCW estava ferrada. Jarrett deu outra chance a Hogan e disse tudo o que o negócio deu a ele e foi isso que ele devolveu. Quando a WCW faliu, Hogan foi quem voltou à WWF substituindo The Rock e Brock Lesnar, enquanto Jarrett teve que criar sua própria promoção para que pudesse ser campeão mundial novamente. Ele continua dizendo que foi um jogo de poder egoísta e egocêntrico que beneficiou Hulk.

Dave diz que poderia ter construído algo e gostou de ver Booker T como campeão. Russo diz que estava destinado ao fracasso desde o início. Bischoff não acha que o prego no caixão foi isso e eles já passaram desse ponto. Dave chama WCW de supernova que queimou rapidamente.

Vince entrou e comprou a WCW depois que o grupo de Eric teve seu negócio fracassado. Eric diz que eles iriam pagar $ 67 milhões por todos os ativos que incluíam a TV. Ele então recebeu um telefonema dizendo que Turner havia cancelado o negócio. Acabou sendo uma liquidação e Vince pagou $ 2,5 milhões pela WCW e $ 1,7 milhão pela biblioteca de vídeos. Vemos Vince fazer o anúncio de que “agora é dono da WCW”.

Bischoff diz que tenta não carregar nenhuma mágoa com ele e não se arrepende. Jarrett substitui Russo novamente e diz que teve sucessos e fracassos como todo mundo. Russo diz que essa m*rda importa tão pouco, pois é uma forma de entretenimento no final do dia. Ele não odeia nenhuma dessas pessoas. Era um trabalho e ele diz às pessoas que não, quando perguntam sobre entrar no negócio de luta livre novamente.

Fim de episódio!

https://www.youtube.com/watch?v=Dk_qZ7uGVCI&pp=ygUnZGFyayBzaWRlIG9mIHRoZSByaW5nIGJhc2ggYXQgdGhlIGJlYWNo